Apartamento Esperança / MMGS ARCHITECTS

Apartamento Esperança / MMGS ARCHITECTS - Mais Imagens+ 9

  • Arquitetos: MMGS ARCHITECTS; MMGS ARCHITECTS
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  45
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
    Fotografias:Ramitha Watareka
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Saint-Gobain, VADO, Vitra
  • Orçamentista : Rasitha Dewinuwara
  • Construtora: Pasalka Builders and Decorators (Pvt.) Ltd.
  • Texto : Kalpanee Jayatilake
  • Arquiteto Responsável: Godridge Samuel
  • Equipe: Chathurika Kulasinghe
  • Cidade: Colombo
  • País: Sri Lanka
Mais informaçõesMenos informações
© Ramitha Watareka

Descrição enviada pela equipe de projeto. Este apartamento, agora refinado e elegante, esconde um passado desmantelado. Localizado em uma área habitacional perto do Lago Beira, na capital comercial do Sri Lanka, Colombo, o apartamento original foi encontrado em péssimo estado com esgotos escorrendo, problemas com infiltrações, portas quebradas e paredes enegrecidas. A reforma deste apartamento além de necessária, é também significativa para seu entorno, uma área deteriorada da cidade.

A antiga organização dificultava a entrada de luz e a ventilação natural no apartamento de 10 x 40 metros, ao mesmo tempo que o sanitário estava esmagado no meio da planta e um quarto foi construído clandestinamente no pequeno espaço restante. A área de estar se abria para o corredor principal, o que prejudicava a privacidade e a segurança do apartamento. A suíte parecia estar comprimida, prejudicando a habitabilidade do lugar. 

Axonométrica - Depois

A renovação do apartamento transformou o antigo espaço em um estúdio com áreas para dormir, cozinhar e fazer refeições. A dinâmica de níveis diferencia cada espaço, fazendo da área de dormir a menos volumosa, o que dá uma sensação de segurança e conforto. O amplo espaço foi modificado, criando um pátio protagonizado por uma árvore Dan (Syzygium caryophyllatum) para trazer mais luz para dentro do apartamento. Durante as noites, em encontros com amigos e pequenas festas, o pátio se torna a sala de estar do apartamento. 

© Ramitha Watareka

Ao perceber os espaços antigos com clareza, as restrições impostas pelos dutos existentes e pelas linhas de esgoto das plantas originais não são evidentes. Os espaços simples foram alcançados com planejamento de funções e construção. O elemento de ferro no chão do banheiro, parece um detalhe sofisticado, mas é, na verdade, uma forma de disfarçar um elemento sanitário. 

A reforma deste apartamento também envolvia canos vazando, e a substituição de antigas linhas de drenagem e pavimentação do principal caminho que leva ao apartamento, beneficiando toda a vizinhança.

© Ramitha Watareka
Corte

Áreas deterioradas em cidades como Colombo são marcadas para sofrerem gentrificação. O que não se percebe, na maior parte das vezes, é que os guetos têm também características próprias como o espaço estrangulado que levam as casas a ter personalidade e identidade. Uma antiga porta aqui, uma janela nova ali, uma varanda projetada sobre a sua cabeça, escadas, plantas e arbustos, resultam em uma estética diversificada.

Este projeto se apoia sobre essa estética, procurando múltiplas fachadas, cortes interessantes e se somam na morfologia com suas características únicas. Ao atingir o impossível, a renovação inspirou vizinhos a desenvolverem suas próprias casas. 

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Apartment 55/6, Alwis Place, Colombo 03, Sri Lanka

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Apartamento Esperança / MMGS ARCHITECTS" [‘Hope’ Lavan’s Studio Apartment / MMGS ARCHITECTS] 09 Set 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/901690/apartamento-esperanca-mmgs-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.